quinta-feira, 28 de abril de 2011

Quando você deve rejeitar um "presente"

Era uma vez um grande samurai que vivia perto de Tóquio.
Mesmo idoso, se dedicava a ensinar a arte zen aos jovens.
Apesar da sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.
Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu por ali. Queria derrotar o samurai e aumentar sua fama. O velho aceitou o desafio e o jovem começou a insultá-lo. Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou insultos, ofendeu seus ancestrais. Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível.
No final do dia, sentindo-se já exausto e humilhado, o guerreiro retirou-se. E os alunos, surpresos, perguntaram ao mestre como ele pudera suportar tanta indignidade.
_ Se alguém chegar até você com um presente, e você não aceita, a quem pertence o presente?
_ A quem tentou entregá-lo – respondeu um dos discípulos.
_ O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos. Quando não aceitos, continuam pertencendo a quem o carregava consigo."
A Lenda nos ensina que a nossa Paz Interior depende exclusivamente de nós. Costumo repetir todos os dias o seguinte: “Nada nem ninguém têm poder sobre mim”.

As pessoas só fazem com a gente aquilo que permitimos que elas façam.
Todos temos dentro de nós “o velho e sábio samurai”, mas quantas vezes em toda a nossa vida conseguimos exercitá-lo?

Quantas vezes nós simplesmente o ignoramos e deixamos que a raiva tome conta de nós?
Quantas vezes nós encontramos “jovens guerreiros”, na figura de chefes, colegas, ou até mesmo pessoas que amamos, dispostos a insultar-nos?

No entanto, cabe aqui o que fez o velho samurai. Se aceitarmos “o presente” muito provavelmente a tragédia será a grande vencedora dessa história.

Saiba que em não reagir é você quem está no comando da situação e não o agressor e seus insultos. Uma agressão não respondida desaparece, assim como o autor do insulto.

Pense nisso e saiba que o melhor é sempre “não aceitar o presente”, evitando com isso grandes e pequenas tragédias do nosso dia-a-dia.

Entre o que acontece com você e sua reação ao que acontece com você, há um espaço. Neste espaço está a sua capacidade em escolher respostas e definir seu destino e sua felicidade.

Lembre-se sempre de que o seu comportamento não deve ser determinado pelo comportamento do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário